domingo, 31 de maio de 2015

Reino Unido sugere boicote à Copa para pressionar Blatter


Ao reforçar coro pela saída do presidente da Fifa, secretário inglês diz que Europa deve considerar não participar de Mundiais. Bancos britânicos abrem investigação interna para apurar transações citadas em escândalo.
O secretário britânico de Estado para Cultura, Mídia e Esportes, John Whittingdale, apelou neste domingo (31/05) para que Joseph Blatter, recém-reeleito presidente da Fifa pela quinta vez, renuncie ao cargo, após a deflagração do escândalo de corrupção na entidade.
Whittingdale disse ainda que todas as opções devem ser consideradas para pressionar o suíço a deixar a presidência da entidade, e que a Europa deveria considerar um boicote às futuras Copas do Mundo.
Nesta sexta-feira, Blatter, de 79 anos, venceu a eleição para a presidência na Fifa em meio a um grande escândalo de corrupção e pagamento de propinas no valor de 150 milhões de dólares em contratos. Sete executivos da federação foram presos em Zurique na quarta-feira passada por envolvimento no esquema, segundo as autoridades dos Estados Unidos.
Em declaração dada ao jornal suíço Sonntagsblick, Blatter minimizou o impacto do escândalo em um dos órgãos esportivos mais poderosos do mundo, que recebe bilhões de dólares em receita através de patrocínios e direitos de comercialização para a TV. Ele sugeriu que os EUA escolheram este momento para fazer as acusações com o intuito de tentar sabotar sua reeleição.
Sob pressão, principalmente europeia, para renunciar, o chefe da Fifa queixou-se do tratamento que vem recebendo. "Deixe-me colocar isso dessa forma: Eles não demonstraram o menor respeito por mim", reclamou.
Bancos britânicos abrem investigação interna
O banco britânico Barclays abriu uma investigação interna para apurar como a instituição teria sido usada no escândalo de corrupção envolvendo a Fifa e empresas de marketing esportivo. A informação foi confirmada neste domingo por um funcionário do banco à agência de notícias AFP.
O Barclays, porém, não comentou a informação. A instituição aparece nas investigações do governo dos Estados Unidos que apontam para um esquema de pagamentos de propinas. Até agora, três bancos com sede no Reino Unido são acusados pelas autoridades americanas de ter recebido dezenas de milhões de dólares desviados para o exterior.
Na sexta-feira, o Standard Chartered confirmou a abertura de investigação interna. "Estamos cientes que dois pagamentos recebidos pelo Standard Chartered foram citados na acusação. Estamos apurando esses pagamentos", afirmou o banco por meio de um comunicado.
A terceira instituição, o HSBC, não comentou o caso. Os três bancos aparecem nas investigações, nas não são apontados por eventuais irregularidades.
Até agora, investigadores americanos indiciaram 14 pessoas, incluindo os sete dirigentes da Fifa presos, por envolvimento no esquema. Richard Weber, chefe das investigações criminais, afirmou ao jornal The New York Times nesta sexta-feira que novas acusações de recebimentos de propina em contratos de marketing e na escolha da África do Sul como sede da Copa do Mundo de 2010 devem aparecer em breve.
Weber, porém, não indicou nomes, nem confirmou se o recém-reeleito presidente da Fifa, Joseph Blatter, aparecerá nas novas acusações. "Estou confiante que haverá uma nova rodada de indiciamentos", afirmou ao jornal.
MSB/rtr/afp/dpa
Deutsche Welle Deutsche Welle

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Kate e William anunciam o nome da filha: Charlotte Elizabeth Diana

A menina será conhecida como Sua Vossa Alteza Real princesa Charlotte de Cambridge
Dois dias após o nascimento da primeira filha, Kate Middleton e o príncipe William revelaram ao mundo nesta segunda-feira (4) o nome da menina, que se chama Charlotte Elizabeth Diana.
"O duque e duquesa de Cambridge estão maravilhados em anunciar o nome de sua filha, Charlotte Elizabeth Diana", anunciou o Palácio de Kensington no Twitter. O Palácio ainda informou o título recebido pela criança: "O bebê será conhecida como Sua Alteza Real Princesa Charlotte de Cambridge".
O escolha do nome confirma a expectativa da imprensa internacional, que especulava uma possível homenagem à Princesa Diana, mãe de William, morta em 1997 em um acidente de carro. O sobrenome da princesa ainda homenageia a Rainha Elizabeth II.
Seguindo a tradição da família real, o duque e duquesa de Cambridge fizeram o anúncio do nome primeiramente à Rainha Elizabeth II, quando levaram a princesa para conhecer a bisavó na residência dela, em Norfolk. Elizabeth homenageou a menina no dia de seu nascimento ao se vestir de rosa em um evento público em Richmond, no condado de North Yorkshire.
No final de semana, os primeiros parentes de Kate e William conheceram a princesa. Os pais e irmã da duquesa foram os primeiros que visitaram a menina no Palácio de Kensington, na manhã de domingo. O batizado deve acontecer nos próximos meses, de acordo com os rituais da Igreja Anglicana, com direito à réplica de uma roupa usada pela filha mais velha da rainha Victoria em seu batizado, em 1841.
A duquesa de Cambridge deu à luz às 8h34 (4h34 em Brasília) na mesma ala, chamada de Lindo Wing, onde nasceram os irmãos William e Harry, além de George, primogênito dos duques de Cambridge. A expectativa para o nascimento do segundo bebê real foi aguardada com entusiasmo pelos fãs, que levaram bandeiras e faixas da Inglaterra enquanto esperavam pelo anúncio na porta do centro médico.

Kate e Wiliam agradecem as homenagens
No Twitter, o Palácio de Kensington agradeceu, em nome de Kate e William, as homenagens: "O duque e duquesa estão muito agradecidos pelas mensagens de congratulações que receberam de pessoas do mundo todo. Isso significa muito a eles, que tantas pessoas celebraram a chegada de sua nova filha"
Irmão de William, o príncipe Harry se declarou  encantado pela sobrinha. "Ela é absolutamente linda. Não posso esperar para vê-la", disse por meio da rede social do Palácio.
Ele não pôde conhecer a princesa porque está cumprindo uma turnê oficial pela Austrália. De lá, ele segue para a Nova Zelândia e por isso só deve retornar ao Reino Unido depois do dia 16 de maio.

Quarta na sucessão
A menina de Kate e William ocupará o quarto lugar na linha de sucessão ao trono britânico – atrás do avô Charles, do pai William e do irmão George, e à frente do tio Harry. Há poucas chances de que a nova herdeira assuma o trono, mas é possível. A última pessoa em quarto lugar a se tornar rei foi George 6º, pai da Rainha Elizabeth 2ª. Ele chegou ao trono após seu irmão mais velho, Edward 8º, ter abdicado.

Complicações na gravidez
A gestação de Kate foi marcada por complicações. Seguindo recomendações médicas, ela precisou cancelar uma viagem oficial a Malta em setembro do ano passado porque estava sofrendo de hiperêmese gravídica, o que prova vômitos e fortes enjoos.
A segunda gravidez da duquesa foi anunciada pela família real no dia 8 de setembro. "Suas Altezas Reais, o Duque e a Duquesa de Cambridge, estão muito felizes em anunciar que a Duquesa de Cambrigde está esperando seu segundo filho", dizia o comunicado oficial.
O príncipe George Alexander Louis nasceu no dia 22 de julho de 2013 em meio a uma grande expectativa e após um interminável cerco midiático de mais de três semanas. Desde meados de junho, as emissoras de televisão do mundo inteiro haviam instalados tripés e câmeras em frente à porta de entrada da ala Lindo, à espera da chegada do possível futuro rei.

sábado, 2 de maio de 2015

É uma menina! Nasce segundo filho de Kate Middleton e príncipe William

Bebê veio ao mundo neste sábado, 2, em Londres. Ela nasceu às 8h34, pesando 3,700kg.

Juliana Maselli e Victor Hugo Câmara do EGO, no Rio

Kate Middleton e Príncipe William (Foto: Reuters)Kate Middleton e Príncipe William (Foto: Reuters)
Nasceu neste sábado, 2, o segundo bebê do Príncipe William e de Kate Middleton. É uma menina e nasceu às 8h34 (horário de Londres) com 3,700kg, diz comunicado oficial do palácio de Kensington. Ainda segundo a mensagem, Kate e o bebê passam bem. William acompanhou o parto. O nome da criança será anunciado no devido tempo. Elizabeth II e seu marido, Príncipe Phillip, o Príncipe Charles - pai do príncipe - e a mulher, Camilla, Príncipe Harry e outros membros de ambas famílias já foram informados. A criança é o quinto bisneto da rainha e agora é a quarta na sucessão do trono. Segundo a jornalista Victoria Murphy, do "Mirror", assim que o nascimento foi anunciado por Tony Appleton, fã que faz às vezes de arauto da família real vestido à caráter - ele fez o mesmo com George -, depois de tocar um sino, a multidão que aguardava ansiosa em frente ao hospital comemorou aos gritos. O anúncio formal do nascimento deve ser colocado em breve, de acordo com a tradição, em frente ao palácio de Buckingham.
Tony Appleton, fã da família real, anuncia nascimento vestido a caráter (Foto: AFP)Tony Appleton, fã da família real, anuncia nascimento
vestido a caráter (Foto: AFP)
Kate deu entrada no hospital às 6h
Horas antes de anunciar o nascimento, a página oficial do Palácio de Kensington também aumentou a ansiedade da imprensa e dos fãs do casal real ao revelar que Kate havia dado entrada no St. Mary's Hospital às 6h (horário de Londres), 2h do horário de Brasília. Segundo o comunicado, Kate viajou de carro do palácio de Kensington para a maternidade acompanhada do Príncipe William e estava nos primeiros estágios do trabalho de parto.
Segurança dobrada
O hospital montou um esquema especial para chegada de bebê de Kate Middleton. A princípio os profissionais responsáveis pela segurança do entorno do hospital ficariam até a quinta-feira, 30, mas a permanência deles foi prorrogada até a terça-feira, 5, como mostrou em seu perfil no Twitter o repórter da rede "BBC", Peter Hunt.
Kate dirige carro poucos dias antes de dar à luz
Às vésperas de dar à luz seu segundo filho, Kate parecia estar bem tranquila e levando a rotina dentro da sua normalidade. A Duquesa de Cambridge foi fotografada na manhã de terça-feira, 28, dirigindo o próprio carro ao deixar o palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Elizabeth II, após levar o filho, George, para nadar.

Imprensa do mundo inteiro na porta do hospital onde Kate dará à luz (Foto: Reuters)Imprensa do mundo inteiro na porta do hospital onde
Kate está (Foto: Reuters)
Casal real enviou café da manhã aos fãs acampados em frente a hospital
No mesmo dia, a intensa movimentação de funcionários da família real britânica em frente à maternidade causou certa comoção entre a imprensa presente no local. Segundo o jornal "Mirror", o número de jornalistas e fotógrafos na porta do local aumentou muito depois que uma equipe de segurança passou por lá pela manhã com um cão farejador e membros do alto escalão da assessoria de imprensa chegaram. Também naquela manhã os fãs que já estavam acampados na frente do hospital receberam um agrado de William e Kate. O casal real enviou café da manhã para o grupo que monta vigília no local há dias.
Na expectativa para o nascimento do caçula de Kate e William, fontes do jornal inglês "Telegraph" chegaram a dizer que a duquesa de Cambridge poderia induzindo o parto, já que a previsão inicial era que a criança nascesse no dia 23 de abril. O jornal explicou que é costume esperar até duas semanas para fazer a indução, mas uma fonte do St. Mary contou que a equipe não constuma esperar mais do que uma semana.
Bebê animado
Aos seis meses de gestação a Duquesa de Cambridge teria dito a um adolescente, durante a reabertura de uma escola de crianças carentes, em Londres, que sentia o bebê mexendo muito. "Ele está mexendo o tempo todo. Estou sentindo ele chutando agora", contou a mulher do príncipe William, que na época afirmou que não sabia o sexo do bebê, segundo o site do "Mail Online".
Náuseas e vômitos
Os enjoos que Kate sentia regularmente durante sua segunda gestação chegaram a atrapalhar seus compromissos oficiais. Middleton foi para a casa dos pais ficar um tempo tranquila e os meses de gravidez, segundo o "Daily Mail". De acordo com a publicação, a duquesa de Cambridge está sofrendo de hiperêmese gravídica, que provoca o excesso de náuseas e vômitos, atrapalha a rotina e impede a gestante de se alimentar adequadamente, podendo-a fazer perder peso.

Palácio de Kensington Palace anuncia nascimento do bebê de Kate Middleton e Príncipe William (Foto: Twitter / Reprodução)Palácio de Kensington Palace anuncia nascimento do bebê de Kate Middleton e Príncipe William (Foto: Twitter / Reprodução)
Tony Appleton, fã da família real, anuncia nascimento vestido a caráter (Foto: AFP)Tony Appleton, fã da família real, anuncia nascimento vestido a caráter (Foto: AFP)
O anúncio do nascimento foi escrito em um pergaminho (Foto: AFP)O anúncio do nascimento foi escrito em um 'pergaminho' (Foto: AFP)
Policiais vigiam entrada principal da ala Lindo do hospital St Mary, em Londres (Foto: AFP)Policiais vigiam entrada principal da ala Lindo do hospital St Mary, em Londres (Foto: AFP)
Fãs da família real esperam novidades na porta do hospital (Foto: Reuters)Fãs da família real esperam novidades na porta do hospital (Foto: Reuters)
Fãs da família real esperam novidades na porta do hospital (Foto: Reuters)Fãs da família real esperam novidades na porta do hospital (Foto: Reuters)
Imprensa do mundo inteiro na porta do hospital onde Kate dará à luz (Foto: AFP)Imprensa do mundo inteiro na porta do hospital onde Kate dará à luz (Foto: AFP)