A campanha nacional de vacinação contra a Pólio, mais conhecida como paralisia infantil, começa no próximo dia 12 de junho. Em Aquidauana a Gerência Municipal de Saúde e Saneamento, dirigida por Paulo Reis, já se prepara para mobilizar os profissionais da Rede de Atenção à Saúde para atender todas as crianças de 0 a menores de 5 anos aptas a vacinar.
De acordo com a técnica de imunização da vigilância epidemiológica, Sandra Regina Pereira Szczuk, haverá postos de vacinação em vários pontos da cidade das 07h30 às 17 horas.
Segundo ela, além das unidades básicas de Saúde e ESFs – Estratégias de Saúde da Família, serão montados stands de vacinação na Rodoviária, Ponte Velha, Praça dos Estudantes, Centro Comercial Abdala Maksoud (Barrakeche), Associação de Moradores da Ovídio Costa, Escola Municipal Marisa Scaff e Peti Urbano (antiga escola Nilzalina Pontes Lemos).
Na Vila Bancária, haverá dois pontos de vacinação. Pela manhã, das 07h30 às 11 horas a equipe realizará imunização no Núcleo de Educação Infantil "Edmir Azambuja". Já no período da tarde, das 13 às 16 horas, serão atendidos os moradores da região da Colônia Buriti, na sede da Associação de Moradores.
A campanha de vacinação contra poliomielite pretende imunizar 95% das crianças de 0 a menores de 5 anos de idade nesta primeira etapa. Já a segunda etapa será realizada no dia 14 de Agosto.
Poliomielite
A Poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada por três tipos vírus que provoca lesões no sistema nervoso podendo matar ou provocar a paralisia dos membros (pernas e braços). A doença é transmitida via oral.
Os últimos casos nas Américas ocorreram no Brasil em 1989 e no Peru em 1991. Atualmente, ainda há circulação de poliovírus em alguns países da África e Sudeste Asiático.
Fonte: ACS/Helder Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário